UFCG INAUGURA USINA DE ENERGIA SOLAR EM CAMPUS NO SERTÃO

15 de maio de 2018

Na celebração do 12º aniversário do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) inaugurou a usina fotovoltaica naquele campus e se tornou a primeira instituição pública do Sertão paraibano a receber uma “planta” do gênero.

Ocupando uma área de 185 metros quadrados, as 114 placas solares montadas têm capacidade gerar 30 quilowatt pico (kWp), promovendo uma economia em torno de R$ 20 mil por ano na conta de energia do CCTA.

O investimento, da ordem de R$ 160 mil, é resultado da chamada pública de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) “Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção de Sistemas de Armazenamento de Energia no Setor Elétrico Brasileiro”, coordenada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O vice-reitor Camilo Farias, ao agradecer oficialmente às instituições parceiras, em especial à Aneel, disse que a usina era a concretização de “um sonho alto que fazia com que a comunidade universitária sonhasse mais alto ainda”, pois, naquele instante, a expansão do sistema passava a se tornar uma meta.

Destacando que o equipamento é mais um marco das ações vanguardistas da universidade, Camilo ressaltou que ela promove outros caminhos no ensino, pesquisa e extensão. Além de se tornar um elemento atrativo para novas vocações e importante para a permanência do aluno.

O diretor da Aneel, André Pepitone, destacou que os recursos ali empregados eram oriundos das contas de luz de cada brasileiro – fruto da arrecadação e do cumprimento de lei que destina um percentual para ações de inovação. Ele ressaltou que investimentos de quase um bilhão de reais nos municípios de Coremas e Malta, com a instalação de complexos, também aproveitam a potencialidade do Sertão paraibano para a captação da radiação solar.

André acrescentou que uma nova filosofia vem sendo empregada pela Aneel para distribuição desses recursos, através das chamadas públicas, e que uma rede integrada de inovação vem sendo criada para repercussão imediata, e direta, na sociedade.

Além de dirigentes da Aneel e membros do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (Cersa), participaram da solenidade o presidente da Alsol Energias renováveis, Gustavo Malagoli, o prefeito universitário, Mário Araújo Neto, diretores da Energisa e o prefeito municipal, Abmael Lucena (Verissinho).

Fonte: Paraíba Online

Comércio investe em energia solar para cortar despesas

Empresários apostam em painéis solares para reduzir custos e se tornar mais competitivos no mercado. Minas lidera ranking de potência […]...

SAIBA MAIS

Califórnia passa a exigir energia solar em novas residências

A maioria das novas residências a serem construídas a partir do dia 1 de janeiro de 2020, na Califórnia (EUA), […]...

SAIBA MAIS

APRENDA COMO ZERAR SUA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA!

Melhor do que nós falarmos sobre a satisfação dos nossos clientes é abrirmos espaço aqui no blog para um consumidor […]...

SAIBA MAIS

DÚVIDAS SOBRE ENERGIA SOLAR? A PROSOLAR RESPONDE!

O momento é de decisão: você se interessou bastante pela possibilidade de ter um sistema de geração de energia solar […]...

SAIBA MAIS

Fique por dentro das novidades

A Prosolar traz para você um fluxo contínuo das principais novidades sobre energia solar no Brasil e no mundo. Deixe seu e-mail, escolha a periodicidade que deseja ser impactado e seja muito bem vindo a esse novo mundo.